850. A lei que nos leva a Cristo (Levítico 26:46)
Gálatas 3:19-24, Gálatas 4:4-5, Romanos 11:32, Atos 13:39, Romanos 10:4, Gálatas 2:16,21, Atos 10:43, Gálatas 3:11, Hebreus 9:10-12

No Antigo Testamento, Deus fez regras e leis através de Moisés.(Levítico 26:46)

Levítico 26:46 São esses os estatutos, os preceitos e as leis que o Senhor firmou entre si e os filhos de Israel, no monte Sinai, por intermédio de Moisés.

A lei nos condena do pecado e nos leva a Cristo.(Gálatas 3:19-24)

Gálatas 3:19 Logo, para que é a lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem a promessa tinha sido feita; e foi ordenada por meio de anjos, pela mão de um mediador.
20 Ora, o mediador não o é de um só, mas Deus é um só.
21 É a lei, então, contra as promessas de Deus? De modo nenhum; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei.
22 Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem.
23 Mas, antes que viesse a fé, estávamos guardados debaixo da lei, encerrados para aquela fé que se havia de revelar.
24 De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados.

Deus tornou impossível para os seres humanos manter toda a lei, para que pudessem ser justificados através de Cristo.(Romanos 11:32, Atos 13:39)

Romanos 11:32 Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos.

Atos 13:39 E de todas as coisas de que não pudestes ser justificados pela lei de Moisés, por ele é justificado todo o que crê.

Jesus nasceu sob a lei e se tornou o fim da lei para alcançar a justiça para todos que acreditam em Jesus como o Cristo.(Gálatas 4:4-5, Romanos 10:4)

Gálatas 4:4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei,
5 para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adopção de filhos.

Romanos 10:4 Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê.

Ninguém pode ser justificado mantendo a lei.Uma pessoa é justificada por acreditar em Jesus como o Cristo.(Gálatas 2:16, Gálatas 2:21)

Gálatas 2:16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada.

Gálatas 2:21 Não faço nula a graça de Deus; porque, se a justiça vem mediante a lei, logo Cristo morreu em vão.

Os profetas do Antigo Testamento também dizem que as pessoas recebem o perdão dos pecados acreditando em Cristo.(Atos 10:43, Gálatas 3:11)

Atos 10:43 A ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome.

Gálatas 3:11 É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá da fé;

Deus confiou a lei apenas até que Cristo chegue.Jesus, o Cristo, cumpriu essa lei trabalhando para nós uma expiação eterna com Seu sangue.(Hebreus 9:10-12)

Hebreus 9:10 sendo somente, no tocante a comidas, e bebidas, e várias abluções, umas ordenanças da carne, impostas até um tempo de reforma.
11 Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação),
12 e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção.